Dona da Rua

Mogi das Cruzes - SP | São Paulo - SP | São José dos Campos - SP

Integrantes:

Lívia Barros | voz : Lívia Barros, formada em Letras pela Universidade de São Paulo, é poeta, compositora e cantora. Estudou canto popular com Elizabeth Just, Na Ozetti, Renata Rosa e Sandra Ximenez. É fundadora do grupo Carta na Manga e também do Samba das Mulheres de Mogi das Cruzes.

Helô Ferreira | violão : Helô Ferreira é bacharel em violão e mestre em educação pela UFSCAR, arte-educadora e, como violonista, atua em grupos de samba da cidade de São Paulo. Se apresentou em grandes palcos como Auditório do Ibirapuera e reconhecidos espaços culturais como Sesc Pompeia e Sesc Belenzinho. Fez uma tour em 2020 pela Itália acompanhando as cantoras e compositoras Lívia Barros e Carol Mello em seus trabalhos solos.

Juliana Rodrigues | piano : Pianista e compositora, Juliana lançou em 2017 seu primeiro álbum - intitulado 'Mnemosine' - em que apresenta suas composições instrumentais em trio. Bacharel em Jazz pela Newpark Music Centre, a pianista já se apresentou em diversos contextos e estilos.

Influências Musicais:

Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Alcione, Clara Nunes, Clementina de Jesus

Release / Histórico:

O grupo Dona da Rua é formado por mulheres instrumentistas, cantoras e compositoras, fortalecendo a representatividade da mulher nessa conjuntura. Com um repertório composto por músicas autorais e releituras de samba e outros estilos brasileiros, o grupo reconhece o poder do protagonismo das mulheres no samba. São apresentados sambas de importantes nomes, dentre os quais Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra, Alcione, Clara Nunes e Clementina de Jesus. As canções estão inseridas no contexto da experiência de mulheres diante da discriminação de gênero, raça e classe social. O grupo entende o seu trabalho como um manifesto contemporâneo de mulheres no samba, apresentando temas ligados à luta histórica feminista e à diversidade rítmica brasileira marcadas pela musicalidade diaspórica negra. No início, o grupo participou de várias edições do Samba das Mulheres, projeto idealizado por Lívia Barros (integrante do grupo) que traz desde 2017 uma roda de samba mensal à Mogi das Cruzes, formada exclusivamente por mulheres; Dona da Rua apresenta-se também em bares, espaços culturais e festivais.

Escute as Músicas: