Indaíz

São Paulo - SP

Integrantes:

Compositor, vocal e guitarra base: Sandro // Bateria: Bob De la Rua //Contra Baixo: Sóstenes // Guitarra solo e voz: Zazera // Teclado: Marcelo Jah

Influências Musicais:

Release / Histórico:

“Não podemos mudar o mundo,

Mas nossas vidas a música já mudou,

Através dela, Passamos nossa verdade,

Nossa essência,

Estamos na luta pela arte,

Pois ela salva e nos liberta...” (Sandro Indaíz)

Criada em 2009 no extremo noroeste de São Paulo, a banda Indaíz surgiu do desejo de Sandro e Deninho, amigos que cresceram juntos no mesmo bairro, encontraram uma forma de se expressar artisticamente por meio da música, escolhendo o reggae como o ritmo para transmitir suas mensagens de consciência política e social. Agregando elementos artísticos da quebrada em que cresceram, trouxeram para a musicalidade da banda influências e referências da cultura periférica e popular, marcada pela arte da palavra, das rimas em rodas de samba, rap e saraus de poesia. Isso está presente nas letras diretas e contundentes de suas composições. Indaíz, a “Indomável Raíz” inspirada na biografia de Nelson Mandela, evoca a ideia de uma essência que não se pode domesticar, que possui em si uma firme rebeldia. Da Raiz ainda vem a ideia do alicerce, conexão com a terra, respeito e reverência às origens. Assim, a banda mantém firme seu compromisso com a quebrada, com as lutas sociais, com os mais pobres e marginalizados, não esquecendo que surgiram na favela do Jardim Rincão e nunca negando as suas raízes. Em 11 anos de carreira, a banda tem um álbum lançado (”Favela”, 2014), 05 videoclipes produzidos e participação em importantes eventos e festivais musicais, marcando presença em palcos de diversas regiões da cidade como projeto Primavera nos Parques, Virada Cultural 2016, Centro Cultural da Juventude – CCJ, Casa de Cultura São Matheus, Virada Virtual, O Kazebre Bar, CCPC – SP, Festa da Colheita São Thomé Das Letras MG, Casarão Arte Livre Ocupação, Jornada do Patrimônio SP, Teatro Municipal de Barueri, Projeto “A Rua Fala”, Comunidade Quilombaque Perus/SP, Frega em movimento, Coletivo Som na Praça, Dia Municipal do Reggae SP, CEU Pera Marmelo, CEU Atlântica, CEU Jaguaré, Sarau Sensacional Rio De Janeiro, Reggae Expo Click, Galeria Olido, Festival de Artistas e banda Independentes de São Paulo, Jungle Fest, SESC Parque Dom pedro II, Festival Da Rua Pra Rua , Fabrica De Cultura De Diadema, Dia Internacional Da Língua Portuguesa 2019, Quebrando Correntes Festa de 1 ano, Manifesto Bar, Jd Donária Atitude punk, Teatro Tuca PUC SP, Teatro Olido SP, entre outros.

A banda prepara seu segundo álbum de estúdio para seguir firme e forte na resistência dentro da cena musical alternativa e periférica, com o intuito de atingir um público ainda maior e levar a cultura do gueto para outros centros e palcos, fazendo com que esta indomável raíz cresça e se espalhe ainda mais. O segundo O álbum de estúdio terá o titulo de “Jaraguá é Guarani” conta com produção de Guto Gonzalez e tem lançamento previsto para o segundo semestre/2020. O título do disco faz referência às aldeias indígenas que resiste dentro do território noroeste da capital paulista Taipas/Jaraguá, e à luta travada por este povo pela garantia de direitos e demarcação das terras indígenas. Este novo trabalho conta com a participação de Elaine Alves, Brisa Flow, Jah Natan e do grupo de rap Oz Guarani, que rimam na língua guarani e mantém viva a resistência do povo indígena. Dessa forma, a Indaíz se posiciona de maneira firme quanto à questão indígena, se mantendo ao lado dos seus, assim como se posicionou pela luta ao direito à moradia dos diversos movimentos de sem teto na cidade de São Paulo. Somos reflexos de muitas lutas sociais e acreditamos que estamos dando continuidade ao trabalho de base que o movimento Punk fez na década de 90 com o coletivo “Atitude Punk”, que é umas das nossas referências no trabalho sociocultural na quebrada. Nesse contexto pandêmico estamos sentindo na pele a democracia que o estado fascista Brasileiro tem para nos oferecer, os coletivos periféricos estão na linha de frente para auxiliar as favelas e as aldeias nesse momento tão difícil. Estamos juntos nessa batalha contra a Fome e a Covid19.

Fizemos duas lives nesse momento difícil Pandemia, elas podem ser conferidas na integra em no canal no Youtube da Indaíz, além de todo nosso trabalho em 11 anos de resistência.

Escute as Músicas: