Valéria Custódio

Mogi das Cruzes - SP

Integrantes:

Voz e Violão: Valéria Custódio

Influências Musicais:

As maiores influências da artista são o Jazz, samba e mpb que marcam fortemente a composição de seu primeiro álbum autoral, o Púrpura.

Release / Histórico:

A cantora e compositora Valéria Custódio nasceu na cidade de Mogi das Cruzes na grande São Paulo em 1995.

Aos 16 anos começou a frequentar o projeto Guri Santa Marcelina em São Paulo e depois tomou aulas de apreciação musical e coral na EMESP – Tom Jobim.

Participou do projeto “Curta Jovem” promovido pelo Governo do Estado de São Paulo com incentivo do Proac no ano de 2012.

Mas foi no fim do ano de 2015 que ela deu início na carreira profissional, compondo a música “Cinismo” para a peça teatral “A mulher sem pecado” de Nelson Rodrigues e estrelado pelo teatro da Neura.

Em 2016 escreveu o projeto “Sambrasil” voltado para o samba raiz e se apresentou nos centros culturais, com ele conseguiu a sua primeira apresentação na Virada Cultural Paulista realizada na cidade de Mogi das Cruzes.

No ano de 2017 ela deu início ao projeto “Púrpura” e com ele garantiu a aprovação no edital para gravação do seu primeiro EP autoral no EMAM – Estúdio de Áudio e Música realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. Com esse projeto a artista obteve classificação em dois festivais de música, o 6° Festival da Canção de Mogi das Cruzes com a música ¨Flores Pretas¨ com o qual foi premiada na categoria ¨Prata da Casa – Melhor Canção Mogiana¨ e no Festival de Marchinhas Carnavalescas na cidade de Suzano com a canção “Nesse carnaval” ambas de sua autoria.

Se apresentou em cidades como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São José dos Campos com os projetos ¨Grito de Luta¨ em homenagem ao compositor Gonzaguinha Jr e o Samba das Minas, um projeto representado por sete mulheres na roda de samba onde também se apresentou no Sesc – Bom Retiro em São Paulo, o projeto era voltado para a questão das mulheres no mundo da música.

Em janeiro de 2019 começou o pré-lançamento do seu disco ¨Púrpura¨ com shows na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, no mesmo ano foi uma entre cinco artistas brasileiros selecionados para participar do Festival Internacional de Música ¨Ethno Brazil¨ o festival reuniu músicos do mundo inteiro que se apresentaram em palcos de relevância com o projeto, como o Auditório do Ibirapuera, a organização Sustenidos foi uma das produtoras desse evento.

FOTOS

Escute as Músicas: