Literatura e suas paisagens, entre pedras, passagens e pessoas

Tema:

Literatura e suas paisagens, entre pedras, passagens e pessoas

2 escritoras e 2 escritores (Elisa Pereira, Ellen Maria Vasconcellos, Guilherme Schneider Gondim e Danilo da Costa-Cobra Leite) se reúnem para conversar sobre como paisagens físicas, urbanas, afetivas, caminhos e objetos se impõem ao eu-lirico de cada um. Desde experiência poética cristalizada e ritualizada nos haikus até a vivência radicalmente mais individual, a literatura está (física e socialmente) em toda parte (?)

Danilo da Costa-Cobra Leite

Danilo da Costa-Cobra Leite

D. da Costa-Cobra Leite nasceu na porção ocidental da cidade de S.Paulo do Rio Tamanduateí. É amante de literaturas, filosofias e línguas, com dois livros lançados: "Paralithomaquia e outros poemas" (São Paulo, Ed.Patua, 2015) e "Nhe'enga a more quixotesco" (Lisboa e Curitiba, Ed. Kotter, 2020).

Elisa Pereira (escritora - Paraty/RJ)

Elisa Pereira (escritora - Paraty/RJ)

É de Belo Horizonte nas Minas Gerais que Elisa Pereira surge com sua escrita e poesia potente e negra. Ganhadora do Prêmio Nacional de Literatura Poesias Carlos Drummond de Andrade/SESC-DF (2016), 2º. Lugar, foi também finalista no V Certame Literário – Poemas para La Mujer –Conocimiento e Innovación Intercultural A. C."Armando Hart Dávalos"-México, com o poema: Niña o Mujer .

Como mulher negra, a poeta, assume seu lugar de fala, personificando as dores, amores e presença de corpos negros em seu celebrado livro de poesia, Memórias da Pele, pela editora Chiado em 2018.

Incansável e amante de sua arte, Elisa participa de várias Coletâneas e Revistas Literárias Nacionais e Internacionais e movimenta a cena literária da cidade Paraty no Rio de Janeiro com o projeto Fuzuê Literário, reunindo poetas, escritores e amantes da literatura em saraus mensais.

Este mês está publicando seu segundo livro, e primeiro de contos, SEM FANTASIA, pela editora Venas Abiertas.

Ellen Maria Vasconcellos

Ellen Maria Vasconcellos

Ellen Maria M Vasconcellos nasceu em Santos, mora em Porto, e é editora e escritora. Publicou os livros de poemas "Chacharitas & gambuzinos" (edição bilingue) de 2015, e "Gravidade", de 2018, ambos pela editora Patuá. É pesquisadora doutoranda em literatura contemporânea na Universidade de São Paulo (USP). Também é tradutora literária, e já traduziu autores como Ben Lerner, Natalia Litvinova, Carina Sedevich, Sara Gallardo, entre outres.

Guilherme Schneider Gondim (escritor - Curitiba/PR)

Guilherme Schneider Gondim (escritor - Curitiba/PR)

Guilherme Augusto Schneider Gondim nasceu em Curitiba/PR, em 2005 graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), e desde 2009 reside em São Paulo.

Tabula Rasa é seu primeiro livro publicado, fruto do projeto selecionado pelo concurso da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo para prêmio de Bolsa de Incentivo à Criação Literária — Poesia, no ano de 2013.

https://sendasedicoes.com.br/loja/tabula-rasa/?fbclid=IwAR0KaCNyRctDpKAxKJWFMOF-yJzh25ptT0YIl5L-imNDSeUhqZkDrqCZtdg